Exemplos de vídeo marketing e como aplicá-los na minha empresa?

Vídeo Marketing

O Vídeo Marketing, é uma das maiores apostas para os próximos anos. O Instagram é uma das marcas que está começando a também focar em vídeos. Segundo o chefe da rede social, Adam Mosseri, o Instagram não é mais um aplicativo de compartilhamento apenas de fotos, o que torna maior a necessidade de adicionar o vídeo marketing nas estratégias.

Estar atento às atualizações e novidades pode ser fundamental durante a criação de uma boa estratégia de marketing para a sua empresa. Aqui no nosso blog você encontrará outros conteúdos explicando o que é Vídeo Marketing e os benefícios dele.         

Tipos de Vídeo Marketing

Existem alguns modelos de vídeos que podem ser aplicados conforme a necessidade. Mas se quiser ser mais criativo e descontraídos pode usar modelos como GIFs, FAQs, vídeos animados e webinars.

Vamos listar alguns dos principais tipos de Vídeo Marketing:

Institucionais

Vídeos Manifestos são na sua maioria vídeos institucionais, pois apresentam a empresa para o mundo. Este formato é o mais usado quando o objetivo é mostrar os valores, missão e a visão da empresa.

É com o Vídeo Manifesto que você irá contar para o público qual é o propósito da sua empresa ou do seu produto. Capriche na roteirização e mostre tudo de melhor que o seu negócio oferece. Desta forma estará captando novas pessoas, conquistando um novo espaço de destaque no mercado.

Teasers

Se você vai lançar um produto mas quer criar uma expectativa e curiosidade no seu público, o teaser é a opção certa.

Neste formato de vídeo você não pode mostrar muita coisa, por ser curto e pelo propósito dele. É necessário criar uma narrativa interessante que irá chamar a atenção do espectador. Um teaser bem feito pode trazer resultados muito positivos para o lançamento do seu produto.

Bastidores

Os vídeos dos bastidores são outra forma de engajar o seu público. Ao mostrar o que acontece por trás de uma produção, você cria uma conexão maior com quem está acompanhando o lançamento, aumentando, assim, a curiosidade.

O objetivo desse formato é trazer mais proximidade e pertencimento. As pessoas adoram se sentir parte de um projeto de uma marca que elas gostam e admiram.

Tutoriais

Tutoriais são vídeos mais técnicos com o objetivo de ensinar algo. Para criação deles é preciso fazer uma pesquisa para saber qual é a dor do seu público. Assim você poderá criar um tutorial sobre algo que eles realmente querem saber.

Pessoas que procuram por tutoriais querem aprender, logo, procuram por vídeos como o  webinar e vídeo aula. Elas não querem perder tempo vendo algo longo e que irá cansá-las, por isso é importante pensar em criar algo prático mas ao mesmo tempo rico de conteúdo.

Dicas

Os vídeos de dicas rápidas são muito bem aceitos pelo público por serem práticos e de fácil acesso. Este formato de vídeo você encontra em qualquer rede social e pode ser feito de várias formas criativas.

As dicas podem ser sobre os serviços que sua empresa oferece, promoções do dia, produtos novos, entre outros. Sempre procure saber o que mais chama a atenção do seu público e crie um conteúdo que possa atrair pessoas que ainda não acompanham a sua marca.

Registros de Eventos

Quando realizar eventos, lembre-se de registrar momentos marcantes para postar nas redes sociais. Esta é uma forma de mostrar para o seu público as realizações da empresa e deixá-los interessados em participar dos próximos.

Registros de eventos muito importantes, como cerimônias, aniversário da empresa, conferências com participações importantes tendem a chamar a atenção das pessoas, além de dar mais autoridade para a empresa.

Demonstração de produtos

Este modelo de vídeo tem como objetivo converter o cliente. Ao apresentar o produto e seus benefícios, testá-lo e mostrar que tem funcionalidade, estará dando valor e incentivando a decisão de compra.

Vídeo de demonstração de produtos deve ser postado no site e na landing page. Lembre-se sempre de criar uma boa estratégia de marketing e jamais lance um produto sem fazer uma pesquisa de mercado.

Educacionais

Os vídeos educacionais possuem conteúdos educativos, de qualidade e que levam conhecimento para o expectador. As vídeoaulas são exemplos de conteúdos neste formato.

Estes vídeos podem ser conteúdos mais completos sobre os serviços da sua empresa, explicações de termos do seu ramo que são usados, mas poucas pessoas sabem o que significam, etc. Lembre-se sempre que antes de criar qualquer conteúdo, é necessário saber o que o seu público deseja saber e qual será o propósito do vídeo.

Entrevistas

Trocar conhecimento com outros profissionais pode ser uma estratégia extremamente eficaz para uma melhor demonstração sobre os serviços da sua empresa e como o mercado do seu setor funciona. Convide pessoas que você admira e que acha que poderá contribuir com o tema que pretende escolher. O tamanho da entrevista dependerá da profundidade do assunto. O importante é manter o conteúdo interessante para quem estiver assistindo.

Lives

Se quiser trocar experiências, mostrar produtos, interagir com o público ou registrar eventos em tempo real, esta é a melhor opção. Com a pandemia, este formato de vídeo se tornou um sucesso e vale muito a pena adicionar este formato na sua estratégia de marketing. 

A função live existe a anos no Instagram e no Youtube, mas recente pesquisa feita pela plataforma de vídeo apontou que durante a pandemia a procura por conteúdos ao vivo cresceram 4.900% no Brasil. No caso do Instagram houve um aumento de 70% no uso das lives. Podemos dizer que as lives se tornaram um fenômeno mundial que chegou para ficar.

Conclusão

Existem várias formas de criar conteúdos em vídeo e não tem desculpas para não aplicar o Vídeo Marketing na sua estratégia. Humanize sua marca, mostre seus valores e apresente seus serviços para o seu público através do audiovisual.

Nós somos especialistas na criação de Vídeos Manifestos. Entre em contato conosco e vamos juntos mostrar ao mundo o melhor da sua empresa.

Deixe uma resposta

dezessete − 7 =

Atendimento

Segunda a Sexta das 09:00 as 18:00

Telefone: (41) 99895-3663

* Horário de Brasília

Localização

Giobp
Agência de Gestão em Marketing

Rua Dom Alberto Gonçalves 581, Mercês, Curitiba

CEP 80510-340

GIOBP © 2020 - Todos os direitos reservados.