Como o UX Design pode melhorar o desempenho do seu e-commerce?

Ux Design

Imagine a seguinte situação: você está procurando um produto específico no google e acha um site que vende esse produto. Então você o acessa, já com a intenção de realizar a compra, entretanto, uma falha no carrinho não permite que você finalize o processo. Frustrante, certo?

A falta de usabilidade afeta completamente a satisfação do usuário e isso, afeta diretamente o faturamento das empresas, principalmente se estamos falando de um e-commerce. 

Sites que carregam lentamente representam uma perda de U$ 2,6 bilhões a cada ano. Para evitar essa perda, utilizamos estratégias que fazem parte do UX.

UX vem do termo em inglês “User Experience”, que na tradução, refere-se à experiência do usuário em literalmente tudo que envolva a jornada de compra.

É a preocupação com cada detalhe de interação do consumidor em relação a um produto, serviço, site, sistema, aplicativo, dentre outros. É a arte de tornar mais simples e intuitiva a jornada de consumo de qualquer produto ou serviço.

Segundo a pesquisa feita pela Adobe, 38% dos usuários que fazem compras online abandonam o site porque o layout e as fotos não são atraentes. E 39% dos usuários também abandonam o site porque as imagens não carregam. Isso nos mostra uma parte do impacto que um site ruim causa nas vendas.

Isso porque toda e qualquer interação do cliente com o seu e-commerce deve ser desenvolvida sob o olhar dele. Se o seu site não consegue chamar atenção, a chance dessa pessoa nem voltar é gigante.

Além disso, é importante pensar na disposição dos produtos, e em categorias e subcategorias bem ordenadas. Lembre-se que a jornada de compra deve ser efetiva, prática, rápida e principalmente, segura.

Benefícios do UX

Uma pesquisa realizada pela Deloitte indicou que, sites mais rápidos levam mais pessoas a concluírem suas compras e pequenas melhorias no tempo de carregamento trazem em média, um aumento de 8,4% na taxa de conversão de e-commerces, consequentemente, aumentando o ticket médio de pedidos em 9,2%

Contra dados não há argumentos e como pudemos constatar, desenvolver um site ou aplicativo de vendas a partir de conceitos de UX, pode oferecer um universo de vantagens para e-commerces. Confira alguma delas:

Competitividade e posicionamento

Se os seus concorrentes já adequaram UX em suas estratégias de marketing e você ainda não, isso claramente te deixa em desvantagem. Mas, se você implementar essas técnicas antes de todos, torna-se um diferencial competitivo importante. Sendo essencial em ambos os casos.

Gerar valor agregado para seu produto

Quando a experiência de compra é agradável para o consumidor, ele logo associa sua loja a coisas positivas. Isso faz com que ele entenda que o custo-benefício pelo seu produto é elevado, elevando também o valor percebido, devido à qualidade do que foi prestado.

Divulgação espontânea

Devido à experiência positiva e o alto nível de satisfação, seus clientes passarão a divulgá-lo de forma espontânea, recomendando seu site ou aplicativo a outras pessoas.

Aumento da taxa de conversão

Tudo isso trará mais clientes e mais lucratividade para o seu negócio.

Conclusão

Implementar UX no seu negócio só traz vantagens e aqui na GioBP, somos especialistas em UX E UI. Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com a gente! 😉

+55 41 99895-3663


Deixe uma resposta

2 × dois =

Atendimento

Segunda a Sexta das 09:00 as 18:00

Telefone: (41) 99895-3663

* Horário de Brasília

Localização

Giobp
Agência de Gestão em Marketing

Rua Dom Alberto Gonçalves 581, Mercês, Curitiba

CEP 80510-340

GIOBP © 2020 - Todos os direitos reservados.