5 Passos para elaborar o planejamento estratégico da sua empresa

planejamento estratégico

Ter uma estratégia bem definida é obrigatório para qualquer negócio que deseja crescer e aumentar lucros.

Enquanto grande parte das empresas não têm ideia da importância de planejar, as que planejam seus próximos passos de forma estratégica já estão à frente dos concorrentes.

Mas afinal, o que é o planejamento estratégico?

É todo o processo de criação e execução de estratégias para alcançar os objetivos da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no objetivo definido.

E para conseguir estabelecer esse processo da maneira correta, antes é importante saber responder a 3 perguntinhas básicas:

1. Onde sua empresa está agora?

2. Onde quer chegar?

3. O que será feito para conseguir isso?

Pronto, tendo essas respostas, a elaboração do seu planejamento fica muito mais simples, pois você já tem um objetivo claro em mente.

Nesse caso, o planejamento estratégico servirá como um mapa, um roteiro para ajudar a empresa a descobrir como chegar aonde quer.

E para te ajudar a elaborar o seu, preparamos algumas dicas com 5 passos essenciais para um planejamento estratégico eficiente e assertivo.

Defina a identidade e o posicionamento da sua marca

O primeiro passo é definir a Missão, Visão e Valores da empresa. Este passo é que dá o “norte” a ser seguido. Sem estas definições, o restante do planejamento perde o sentido. Tenha em mente que:

  • A missão é a razão pela qual a empresa existe;
  • A visão mostra onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
  • Os valores são os princípios dos quais a empresa não abre mão.

Lembre-se de que essas informações precisam estar públicas e serem perfeitamente claras para toda a equipe.

Análise o mercado

Para desenvolver boas estratégias, antes é necessário pesquisar e conhecer muito bem o cenário do mercado o qual seu negócio está inserido.

Faça uma análise do ambiente interno e externo para identificar suas oportunidades, forças e fraquezas. Para isso, ferramentas como análise SWOT E PEST são perfeitas.

Identifique seu público Alvo

Com o público bem estabelecido, suas estratégias serão pensadas de forma direcionada, tornando-se muito mais assertivas e eficazes

Defina metas e objetivos

Antes de mais nada, é importante entender que metas são diferentes dos objetivos, e você precisa de ambos.

Os objetivos costumam gerar resultados maiores e no longo prazo, já as metas são as pequenas conquistas que quando cumpridas, possibilitam cumprir o objetivo.

Para defini-los é importante seguir o conceito de S.M.A.R.T, ou seja, suas metas e objetivos precisam ser: específicos (S), mensuráveis (M), alcançáveis (A), relevantes (R) e dentro de um prazo (T). Veja um exemplo prático de meta SMART:

” Aumentar o faturamento da empresa em 10% dentro de um ano.”

S – Específica: aumentar o faturamento;

M – Mensurável: em 10%;

A – Alcançável: com estratégias bem alinhadas a meta é totalmente possível;

R – Relevante: Cumprindo a meta o desempenho e lucratividade da empresa melhoram consideravelmente;

T – Dentro de um Prazo: 6 meses.

Formule a estratégia

Agora que você já definiu as metas e objetivos, é necessário pensar no caminho a ser percorrido. Quais as melhores estratégias e ferramentas para conseguir chegar onde você se propôs?

Considere utilizar o que mais se adéqua ao seu público-alvo e ao posicionamento da sua marca. Além disso, inclua todo o time para executar o que for estabelecido. Isso é importante em diversos sentidos, como melhoria na cultura da empresa e geração de insights que podem ajudar no entendimento das melhores práticas para o seu negócio. 

Defina indicadores

Após a execução do seu planejamento, é hora de avaliar se as ações, de fato, foram eficientes. É nesta etapa que você analisará as métricas e os indicadores de performance, como nível de satisfação, retorno sobre investimento (ROI) e retenção de clientes, por exemplo.

Conclusão

Apesar de parecer complexo, com a prática desenvolvemos habilidades, então não pense que o planejamento deve ser feito apenas uma vez e tchau, por isso a importância em acompanhar os resultados das suas ações frequentemente, fazendo mudanças e melhorias sempre que necessário, ou até mesmo começando um planejamento do 0 novamente.

Deixe uma resposta

14 − 10 =

Atendimento

Segunda a Sexta das 09:00 as 18:00

Telefone: (41) 99895-3663

* Horário de Brasília

Localização

Giobp
Agência de Gestão em Marketing

Rua Dom Alberto Gonçalves 581, Mercês, Curitiba

CEP 80510-340

GIOBP © 2020 - Todos os direitos reservados.