Descubra como criar uma marca de sucesso.

marca de sucesso

Muitas pessoas pensam que empresas nascem a partir da emissão do CNPJ ou associam sua criação exclusivamente a escolha do nome e da logo. Burocraticamente falando, está correto. Mas, na verdade, quem realmente dá vida a uma empresa é a marca.

Já falamos outras vezes que marcas são como pessoas, possuem personalidade e características próprias, geralmente, fazendo mais que apenas vender produtos ou serviços. Marcas contam histórias, criam conexões e promovem identificação com o seu público. Então se a sua marca ainda não faz isso, essa leitura é para você!

Claro que você já deve imaginar, que não existe uma receita mágica para construir marcas de sucesso, pois cada negócio possui particularidades e precisa se diferenciar. Mas, existem alguns princípios básicos, essenciais para qualquer marca que almeja se tornar um grande sucesso. Separamos alguns para te explicar:

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de iniciar qualquer empreendimento é necessário pesquisar muito sobre o mercado no qual você deseja se inserir. Conheça bem a sua área de atuação, seus concorrentes, fornecedores e, principalmente, seus clientes. Ter esse conhecimento te ajuda a ter mais assertividade na escolha de todos os elementos que compõem sua marca.

Defina seu público-alvo

Feita a pesquisa de mercado, é importante ter em mente quem você deseja atingir e para quem você pretende direcionar os esforços de venda. Dessa forma você consegue identificar hábitos de consumo, preferências e comportamento, tornando mais simples trilhar uma boa estratégia de marca.

Deixe claro seu posicionamento

Já falamos um pouco sobre posicionamento em outro conteúdo específico, então se você ainda não leu, aproveita. Mas basicamente, o posicionamento indica o lugar que sua marca ocupa nos coraçõezinhos do consumidor. É a forma como ela é lembrada. Marcas fortes tornam-se referência na mente do público alvo, sendo lembradas com mais frequência, por realizarem uma boa gestão da sua imagem.

Defina a personalidade da sua marca

Agora que você já entendeu o mercado e o seu público, chegou a hora de criar a personalidade da sua marca com base no que a sua persona gostaria de ver. Muitos empreendedores cometem o erro de criar marcas que refletem a sua personalidade, quando o certo seria idealizar o projeto com base na personalidade que os consumidores gostariam de criar relação.

Acertando na personalidade da marca, a construção de relacionamento com o seu cliente se torna quase que um processo natural.

Conclusão

Agora sim, está na hora de pensar na sua logomarca. Somente após ter todos os passos que mencionamos concluídos.

Essas etapas já dão uma boa noção da complexidade envolvida no processo de criação de uma marca, por esse motivo, é super válido contar com a ajuda de consultores ou assessorias especializadas na construção e gestão de marcas.

Aqui na GioBP temos especialistas com anos de experiência nesse processo, então se você quiser bater um papo com a gente, estaremos à disposição!

Deixe uma resposta

18 − 11 =

Atendimento

Segunda a Sexta das 09:00 as 18:00

Telefone: (41) 99895-3663

* Horário de Brasília

Localização

Giobp
Agência de Gestão em Marketing

Rua Dom Alberto Gonçalves 581, Mercês, Curitiba

CEP 80510-340

GIOBP © 2020 - Todos os direitos reservados.