Descubra agora se a sua marca está bem posicionada no mercado!

Recentemente falamos um pouco sobre branding e sua importância para fazer negócios alavancarem. Dentro disso, citamos o posicionamento de marca. E hoje, vamos nos aprofundar nesse conceito.

O que é posicionamento

Na teoria, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, explica que posicionamento é a ação de projetar o produto/serviço e a imagem da organização, com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na mente do consumidor.

Na prática, posicionamento é como você quer ser lembrado, e principalmente, como sua marca é percebida pelo público. 

É o espaço único que a sua marca ocupa na mente do consumidor. Sua análise é essencial para avaliar a imagem que sua empresa passa. Trata-se de uma escolha estratégica que influencia muito nas chances de sucesso e no ritmo de crescimento de qualquer organização.

Com essa estratégia você consegue transmitir os valores que ajudam as pessoas a criarem conexão e se relacionarem com o seu negócio, mas para isso, as vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que pretende atingir.

A importância do posicionamento de marca para sua empresa

Agora que você já sabe o que é, imagino que deu para ter uma noção de como o posicionamento influencia no sucesso da sua empresa, certo? Mas vamos ressaltar mais algumas vantagens competitivas. 

Diferenciação

Mostra aos consumidores o seu diferencial, o porquê de escolher a sua empresa e não a concorrência. Isso tudo, não só com base no serviço ou produto que você oferece, mas no que sua marca representa.

Primeira escolha da lista

Quando sua marca está bem posicionada e o nível de envolvimento do consumidor com seu produto ou serviço é alto, você se torna a primeira escolha, pois seu público já conhece, confia, acredita e se identifica com sua empresa.

Cria diferenciação 

Mostra para o consumidor o que te diferencia da concorrência, seja resolvendo um problema que ainda não foi solucionado ou oferecendo algo desejado, por exemplo.

Exemplo prático

Para fechar, vamos te dar um exemplo bem prático e simples de uma marca que soube trabalhar muito bem sua estratégia de posicionamento. 

Coca-Cola

A Cola-Cola é uma das propulsoras desse conceito. Quando pensamos em refrigerante, logo lembramos dela. Isso graças a uma série de ações estratégicas elaboradas justamente para transmitir o posicionamento que a marca se propôs a seguir ao longo dos anos. 

Focada em experiência do cliente, suas campanhas sempre trazem o conceito de felicidade, alegria, família e bons momentos. Esses valores são passados ao consumidor, que agora, associa a marca a esses sentimentos bons. 

E aí, o que achou deste conteúdo? Você acredita que sua marca esteja bem posicionada no mercado? Caso ainda tenha dúvida, entre em contato com a gente. 

Aqui na GioBP somos especialistas em construção de marcas fortes e impactantes no mercado. Estamos à disposição! 😉 

Deixe uma resposta

2 × 5 =

Atendimento

Segunda a Sexta das 09:00 as 18:00

Telefone: (41) 99895-3663

* Horário de Brasília

Localização

Giobp
Agência de Gestão em Marketing

Rua Dom Alberto Gonçalves 581, Mercês, Curitiba

CEP 80510-340

GIOBP © 2020 - Todos os direitos reservados.